Twitter / _Mariola

Palavras de uma mente confusa.

-Você viveu histórias com ele. Mais agora ele é só seu amigo.
-Não sei...não posso aceitar isso, não quero aceitar isso!
- Eu sei como você se sente Id...eu sou parte de você.

-Não sabe não Superego! Eu o quero! E você não o quer!

- Nem tudo que nós desejamos, nó temos. Entenda.
Contente-se apenas pelo fato dele ser seu amigo. Ele é super carinhoso com você.
- Está vendo? Você não me entende. Você não sabe o que é desejo.
- O que está acontecendo aqui? Posso saber?
- Claro que pode Ego. Estamos falando de você. Do que você deve fazer em relação a ele.

- Ah... é? E o que vocês discutiram?
- Bom, eu estava dizendo que você deveria aceitá-lo como amigo. Já que foi esta a condição estabelecida por ele.
- Mais que droga!!! Será que só eu que penso diferente? Será que sempre tenho que ficar reprimido? Com minhas opiniões sempre dispensadas?
- Você deveria compreender Id, que tudo que você pensa, ou o que você quer não é 'bom' para o nosso viver.
- Mais como assim? Então quer dizer que eu não sirvo, né?
- Não é isso Id. Tudo o que você quer, vai além do nosso plano de vivência. Nós vivemos numa sociedade, e seus desejos podem até infringir as leis estabelecidas para vivermos em harmonia com o nosso próximo.
- Para com esse papo Superego! Você não acha que existem pessoas com desejos reprimidos...iguais aos meus? Você não acredita que as pessoas tem pensamentos considerados - para a sociedade- absurdos? Há sempre aquele indivíduo que deseja além do poder. São todos iguais a mim. E graças a você, não podemos agir!
- Id e Superego, por favor, parem com isso. Eu gostaria de saber o que vocês concluíram em relação a ele.
- Está vendo Superego? Ela ainda o ama. Ela ainda o deseja. Ela ainda quer viver histórias com ele. Como nos velhos tempos.
- Meu caro Id... ele também deve estar confuso. Você se lembra das palavras dele? Ele disse que gosta dela...quer dizer...que ele gosta de nós. Mas o problema em questão é que ele não quer compromisso. Ele quer ser apenas nosso amigo.
- Mais Superego! Você vê o jeito que ele nos olha? Já percebeu que depois que ele disse isso ele ficou conosco? Você também sentiu os carinhos que trocamos, afinal, somos um corpo só!
- Lá vem o Id falar disso novamente...
- Ego, preste atenção. Eu sei que você o ama. Mais dê tempo ao tempo... Espere para ver o que acontece...ele está se aproximando de você novamente...
- Não faça isso Ego! Invista! Tente se aproximar mais e mais...no momento certo tente beijá-lo novamente e...
- Me escute Ego. Você sabe que eu sempre tenho razão. Não dê ouvidos ao Id.
- Ai ... vocês estão me confundindo! Minha cabeça já está doendo...
- Ego.. se você continuar assim..brincando de "amiguinho" com ele...só vai piorar a situação. É aí que ele não vai mais querer nada com você...serão sempre amigos.
- Cale a boca Id! Você sabe que eles já são amigos!!!! Não alimente uma falsa realidade. Escute Ego, deixe as coisas como estão. Se ele ficar com você de novo, converse com ele. Diga a ele que esta situação só está nos confundindo. Você sabe que uma hora esta conversa irá acontecer. Vocês conversam muito e se veem toda semana. Acho que vocês não se encontram com mais frequência porque você não vai à casa dele. Caso contrário, seria todo dia.
- Neste ponto eu tenho que concordar com o Superego, Ego. Se dependesse de mim, o contato seria diário. Mas você sabe como funciona o sistema...não é, Superego?
- Não estamos mais falando sobre você Id. Contente-se com a realidade e pronto. Estamos agora colocando um ponto final nesta história.
- Ponto final? Como assim um ponto final? Você sabe que, mais tarde, voltaremos a tocar neste assunto. Ela pensa nele o tempo todo...quer dizer...nós pensamos nele o tempo todo.
- Eu sei...eu sei... Mais é por isso que eu estou aqui. A minha função é cobrar o Ego sobre as coisas da realidade.
- Coisas da realidade? Ah por favor Superego...não me faça rir!
- Id...você está passando dos limites. Deixe-me saber o que o Superego tem a dizer.
- Tudo bem...tudo bem...Já vi que perdi novamente.
- Como eu ia dizendo Ego... Espere a oportunidade certa. Converse bastante com ele. Você sabe que, se você seguir os conselhos do Id, você será vista por todos como 'a oferecida', ou até mesmo como ' aquela que corre atrás dele'. Creio que a melhor saída é o diálogo. daí você verá o que realmente ele quer. Se a resposta for negativa ou seja, se ele não quiser mais nada com você mesmo, paciência. Você vai superar. O melhor será se você receber um sim. Vocês poderão ficar juntos de novo...
- E você poderá beijá-lo... abraçá-lo...tê-lo como seu...só seu... será perfeito, não?
- Não fantasie demais Id. Concluindo...espere, tudo bem Ego?
- Não chore Ego...não chore...
- Eu não gosto de esperar... às vezes me dá vontade de fazer o que o Id diz....mais eu sei como é a sociedade/realidade.
- Por isso que você sempre me escuta...
-Estamos numa eterna briga Superego. É sempre assim, você-eu-e o Id.
Mais até quando eu poderei esperar?
- Não espere Ego...não espere... você sabe que no fundo eu estou certo.
- Id! Por favor! Não complique mais a situação, tudo bem?
- Ok...ok...eu já parei com isso.
- Ego, paciência. Você promete que vai tentar?
- Prometo. Pelo menos vou tentar.
- Pronto...agora pare de chorar e viva.


(Maria Clara dos Santos Batista)
3 Responses
  1. gaby Says:

    Os demais leitores do blog que me descupem, mas não conheço ninguém mais indicado a interpretar esse texto do que eu. Não é porque eu sou boa de português ou algo do tipo... mas o português dessa escritora em especial, é minha especialidade há alguns anos. Cabecinha confusa... que briga com um coração mais confuso ainda... mas é de se entender, de se aceitar... nós sabemos. Te amo prima... vc como sempre, se expressa melhor escrevendo do que falando... porque escrevendo não da pra abaixar a cabeça, olhar pro lado ... vc merece muita felicidade...
    te amo
    bjos mil


  2. Htm Says:

    Como ja disse, esse texto é você. Uma das amostras da providência, sei, agora, que a palestra que tivemos serviu de inspiração e o mais importante é que foi muito bem assimilada e posta em prática.
    "Para quem boiva com o Pimenta em, parabéns minha amiga."


  3. Yan Says:

    Texto "complicado", e como nossa mente é complicada e estamos cercados de incertezas, acho que diz muito sobre você. Sempre colocamos muito de nos papel. Não é mesmo?

    beijo!