Twitter / _Mariola

Por que ler é bom?

-Será que alguém pode me responder?- Grita uma criança de cinco anos.
-Minha mãe fala que se a gente não estudar a gente fica burro e se a gente ler, a gente só ganha coisas boas...Só que eu li um livrinho na escolinha e eu não ganhei nada....
A professora daquela humilde escola, já não tinha argumentos para explicar a Heloísa porque ler e bom.
- Ah, Helô...ler é bom porque é bom!
Infelizmente Heloísa teve que se contentar com a resposta da professora. Como já estava no final da aula, pegou seu caderninho e colocou na mochila...
Ao chegar em casa, não quis saber de comer: saiu correndo para o seu quarto cor-de-rosa e deitou-se na cama, a fim de encontrar uma resposta para a sua pergunta. Só quando menos percebeu, a pequena Heloísa adormeceu...

Heloísa olhou ao seu redor e viu que não estava em casa. Estava num lugar onde letras não ficavam presas ao papel; elas simplesmente pairavam no ar como lindas borboletas...
Como crianças de 5 anos são muito curiosas, com a pequena Heloísa não seria diferente. Ela começou a acompanhar as letras-borboletas que instintivamente se juntavam para estabelecer uma comunicação com a garotinha.
-'Oi Heloísa' - diziam as letrinhas.Com aquele sorriso imenso no rosto, Heloísa responde:
- Olá! Como sabem meu nome? Quem são vocês? O que estou fazendo aqui? Que lugar é este?
Mais uma vez, como uma dança, as letras se uniam para formar outras frases:
-Paciência Heloísa... Sabemos o seu nome porque você o escreve conosco. Nós, somos as letras. Menores unidades distintivas que compõe o alfabeto. Juntas, podemos formar palavras, frases e até textos.
- Textos? Assim como aqueles dos livros?
- Exatamente garotinha. Como estávamos dizendo, aqui, é o lugar onde você encontrará as suas respostas. Você está num lugar chamado Livro.
- Ah. O livro. Todos falam que ler é bom...ler é ótimo...mais ninguém me diz o porquê. Eu gostaria muito de saber porque o livro é tão bom para todos....por que ler é bom?
- Ah minha cara Heloísa...aqui, você pode viajar para qualquer lugar e conhecer qualquer cultura com a ajuda da sua imaginação. Nós, letras, quando estamos unidas, proporcionamos para aquele que nos lê um conhecimento sem medidas!
A pequena Heloísa estava em estado reflexivo. Afinal, ela encontrou a resposta da sua pergunta!
-Então quer dizer que quanto mais eu leio, mais eu sei!!! Os livros são as letrinhas de mãos dadas, que querem me dizer algo!!! Uau! Quantos livros existem pelo mundo heim??
Ao levantar os olhos para agradecer as letrinhas, elas haviam desaparecido. Heloísa só via as paredes do seu quarto cor-de-rosa.










( Maria Clara dos Santos Batista)
2 Responses
  1. Anônimo Says:

    Ler é tudo de bom. A poesia da Clarice Pacheco também. Adorei!!!!


  2. muito bom peguei seu texto para colocar no blog que fiz para meus alunos! coloquei seu nome e o end do seu blog