Twitter / _Mariola

Curiosidade: O papai noel - origem e tradição


Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de
Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom. Porém, em 1881, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o bom velhinho com uma roupa, também de inverno, nas cores vermelha e branca (as cores do refrigerante) e com um garro vermelho com pompom branco. A campanha publicitária fez um grande sucesso e a nova imagem do Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo.


1 Response
  1. Acho super importante nos dias de hoje, reviver a figura do papai noel.
    Não fará bem apenas para as crianças mas principalmente aos adultos.
    Todos os dias atrocidades são cometidas contra essas pequenas pessoas que são ainda tão frágeis.
    No dia do Papai Noel, o bom senso poderia tocar os corações de todos, pois nenhum cidadão de bem aguenta mais ligar a TV e ver sujeitos com a idade do bom velhinho,fazendo mal a crianças.
    beijao prima.