Twitter / _Mariola

Pensamentos de domingo

Sabe aqueles dias que você acorda e pensa putz, não tenho nada pra fazer! ? Pois é, hoje eu acordei assim.
Mais são nesses momentos que você procura algo para fazer, mesmo que tudo esteja feito.
Hoje, eu pensei o dia todo em um tema para postar neste blog. A cada dia tenho me divertido muito com os possíveis assuntos para escrever nesta página. Porém, quanto mais eu escrevo, por conta própria (sem o famoso ctrl c e ctrl v das coisas que leio) mais eu sinto dificuldades de encontrar palavras e temas para o meu 'post de cada dia'.
Então, resolvi me afundar na cama da minha tia, assistir coisas sem importância alguma (coisas que passa na Tv em dia de domingo: programas rurais, esportivos, programas de 'talk show', e sem nenhum desenho animado).
Até que em certo momento do meu ócio deparo-me com uma pergunta de uma certa repórter de um canal de tv aberta: "O que você fará na noite de reveillón? Afinal, a passagem de um ano para outro é muito importante para aqueles que procuram tornar o ano novo melhor do que o anterior"
Ora bolas, reveillón, nada mais é do que a passagem de um ano para outro. Mais parece que, quando o relógio marca 00:01, a pessoa deixa e ser ela mesma e vira algo a mais do que há dois minutos atrás.
Neste momento, a televisão ligada atrás de mim, uma mulher falando que, para a virada do ano, a pessoa deve fazer uma soma da sequência de números refentes à data de seu aniversário, até dar um resultado de um único número. E com toda essa soma, você chega (com a ajuda de uma tabela) a uma cor, que serve para você aplicar no seu look na virada de ano.Com toda essa 'parafernalha', na passagem de 23:59 para 00:00, você consegue, durante o ano, os cinco itens tão almejados na vida pelo ser humano : Saúde, dinheiro ( o principal, não é?), paz, amor (ora, e por que não?) e prosperidade.
Ai eu me pergunto: Jura? Será que é só isso que eu preciso?
Sinceramente, se fosse tão fácil assim, todos estariam com a tabelinha em uma mão, e a calculadora na outra! Até o mais besta ( como diz a minha sábia prima estudante de ciências contábeis) faria este procedimento.
Creio que as pessoas esqueceram que há todo um processo para adquirir os 'cinco itens básicos' para viver, não só no novo ano que bate à porta, mais durante toda a vida.

Sei que saúde é algo instável. Mais dá para colaborar ( vamos fazer o possível, certo?) Quem não quer manter a saúde em dia? E não será em uma noite que o indivíduo acordará magérrimo ou sarado (quem me dera!). Parar de fumar (ou não começar), de beber e manter uma alimentação saudavel são ótimas iniciativas (e promessas) para que o ano transcorra de forma saudável.

Já dinheiro...não tem jeito. Ou o indivíduo trabalha, ou alguém trabalha para ele ganhar dinehiro.
Isso pode soar meio arrogante da minha parte mais, infelizmente é isso que acontece hoje em dia.
Mais o bom de tudo é que ainda sou otimista...tenho esperança na mudança do país!!!

Partindo para outro item do kit, a paz, isso infelizmente não depende só de mim. A minha parte cabe apenas em ajudar a manter a paz na minha casa, na faculdade, enfim, no ambiente que convivo... Se cada um fizesse a mesma coisa, talvez juntos poderíamos estabelecer a paz. Não só no bairro, na cidade, no estado ou no país, mais no mundo inteiro! Imagine só, você recebendo um prêmio por contribuir com a paz mundial!!!(confesso, viajei um pouquinho...)

Um item deste Kit que eu sei que todo mundo busca é o amor. Ah, o amor... como diz as máximas de Vinícius de Moraes:
(...)"O amor é o carinho
É o espinho que não se vê em cada flor
É a vida quando
Chega sangrando
Aberta em pétalas de amor"
Uns dizem que é difícil, outros falam que é fácil demais obter este item. Eu digo: Só se têm amor quando se dá amor. De maneira dosada. Não que eu seja o apse da experiência...mais pense bem: Quem quer amor demais? E de menos?
Um amigo meu, através de uma música, me ensinou algo que eu carregarei para a vida toda ( eu juro!): "Amar não é só encontrar...é estar." E realmente, isso faz sentido. (interpretação individual)

Seguindo em sequência...Prosperidade. Do latim prosperitate, refere-se à qualidade ou estado de próspero, que, por sua vez, significa ditoso, feliz, venturoso, bem-sucedido, afortunado (Novo dicionário eletrônico aurélio). Quem não gostaria de um pouquinho de prosperidade? Ser de-tudo-um-pouco dos itens descritos acima...É esforço dobrado.

Como anteriormente dito, este kit não compra e nem se ganha. Se conquista. Pare de sonhar com um futuro melhor parado! O mundo não cresce sem ação. É o trabalho mútuo. E Eu repito: MÚTUO! Não existe receita para uma vida melhor. Você é quem a torna melhor (ou pior), basta agir. E a mudança já começou. A partir de você, querido leitor. Nada de pensamentos pessimistas ou olhar a vida 'do cantinho'. Participe para você crescer junto com a mudança!
Acho que terminarei meu "desabafo" por aqui. Mas antes, uma frase de Elisa Lucinda (para reflexão):
"Sei que não dá para mudar o começo mas, se a gente quiser, vai dar para mudar o final!"

(Maria Clara dos Santos Batista)
2 Responses
  1. Ana Aguiar Says:

    coisa mais culta da minha vida!!
    ahaha
    amei teu texto, ta favoritada e tô com saudade!
    beijo


  2. Yan Says:

    Supertições de virada de ano são uma desgraça. Assim como a própria idéia de "ano novo" é. Bando de hipócritas, como se a passagem de um dia pro outro mudasse algo em suas vidas. Porra nenhuma! Só é desculpa pra incher a cara, que é o que faço, só pra não passar "batido". rs
    beijos