Twitter / _Mariola

O que as palavras querem dizer?



Quando nós estamos estudando só pensamos em tirar férias. E, quando finalmente conseguimos tirar os tão sonhados 'dias de descanso', o que pensamos em fazer? Estudar. Muitos podem não concordar com isso, mas quando você está na frente da tv ou lendo um livro, você, sem querer lembra de suas tarefas da escola (ou faculdade, ou até mesmo do trabalho)! Mas o assunto em questão não é esse. São as palavras.

Comecei assim porque eu participei do exemplo acima. Bom, eu estava lendo blogs alheios, quando me lembrei de uma certa aula de Línga Portuguesa, ao qual uma professora falava sobre palavra.

A definição dada por ela (e pelos livros) é que palavra, nada mais é do que uma unidade da linguagem falada e escrita. Ela acrescentou também, que as palavras podem combinar-se, formando assim frases, parágrafos e até textos.

Na língua escrita é fácil dar a definição de palavra: bola = isto é uma palavra.

Agora, o que essas palavras querem dizer?

Algumas palavras querem dizer coisas que não podem ser ditas; outras servem para não dizer sobre aquilo que foi dito.Dá para entender isso?Acho que não. Palavras para expressar sentimentos, estados, fantasias. Enfim, as palavras são muito mais do que tinta no papel, ou no nosso caso, letras sobre a tela. As palavras que são ditas, assim, jogadas ao vento, possuem mais força do que aquelas que são lançadas sobre o papel, eu até mesmo aquelas digitadas ne frente de um computador. Isso porque elas não se perdem, não são queimadas, dissolvidas, apagadas.

Ontem, ouvi palavras de afeto, de carinho, de 'o que para mim é a M'. E, se essas palavras ditas fossem escritas, com toda a certeza elas teriam menos impacto do que tiveram naquele momento. Não estou desprezand0 a escrita, por favor, não me leve a mal...

É que por um momento eu me vi diferente. Eu pude ver uma outra "M". Um eu que foi visto de um outro ângulo. Tudo por causa de uma palavra dita. Sei que existem pessoas que não concordariam com estas palavras, mais o que importa é que essa opinião foi essencial para mim.

Pude ver então que as palavras querem dizer exatamente aquilo que foi raciocinado, pensado. Nada mais é do que o reflexo do pensamento; algo de dentro para fora.

Portanto, a partir de hoje, procuro valorizar mais os pensamentos, para que 'aquilo que eu lance ao vento' seja de suma importância para aquele que escuta; ou que simplesmente acrescente algo na vida de alguém. Procuro também abolir da minha vida o que não vale a pena dizer. O que não tem importância, eu simplesmente anoto.


(Maria Clara dos Santos Batista)

2 Responses
  1. Liliana Says:
    Este comentário foi removido pelo autor.

  2. Liliana Says:

    Palavras jogadas ao vento, o vento leva, pode levar pra longe e cair no esquecimento. Não concordo que,"O que não tem importância, eu simplesmente anoto". Sei que é sua opinião. Mas, é muito radical ditar dessa forma. A escrita é mais impactante. posso ler várias vezes e guardar com carinho. Mas, tudo é relativo, né?! cada um com seu cada um...