Twitter / _Mariola

É carnaval minha gente!!

Éééé....chegou o carnaval. Uhul!!
Um salve aqueles que batalharam o ano todo:juntaram aquela 'grana' para pagar as contas atrasadas, colocar comida dentro de casa e 'dar um agrado' na esposa. Quando finalmente o dinheiro chega...o batalhador corre para a fila e compra ingressos pra família inteira assistir o "desfile das escolas de samba da caixa-prego!". É uma coisa muito bonita. As contas? A comida? O agrado? Ah...isso nós deixamos para o mês que vem..."nóis parcela né?".
O povo brasileiro que luta, que passa fome e que tem dívidas é o mesmo brasileiro que sempre sorri no carnaval...esquece dos problemas e faz (mais) dívidas para ter 4 dias de 'pinto no lixo'. Eu, sinceramente, acho isso lindo demais.
O que eu não suporto é o barulho. 
Carnaval é carnaval longe da porta da minha casa. E não adianta falar: ai credo...fique feliz...é carnaval!
Carnaval de quê? Ainda tento me lembrar qual o verdadeiro sentido do carnaval. É isso mesmo...
todos se lembram do 'verdadeiro sentido do natal'...ou da páscoa...enfim... porque inventarm 4 dias infelizes que carinhosamente chamaram de carnaval?
  Bom...de acordo com o site do Brasil Escola, o carnaval surgiu na Grécia, onde "os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção."
Em resumo, o carnaval chegou no Brasil por volta de 1723, perdendo toda sua contextualização histórica.
O que o brasileiro comemora é a festa em si...o brilho..o som...pessoas rebolando, as roupas carésimas dos foliões....e etc.
Eu posso classificar o carnaval como um momento de êxtase (ou seria ecstasy?): período ao qual as pessoas esquecem da vida e ficam totalmente focadas no brilho..no som...(aquela conversa anterior...) como se estivessem hipnotizadas....e ainda consideram este período como o melhor momento de suas vias.
Quando este momento passa...aí vem a desgraça: contas pra pagar, fantasia da filha (comprada à prazo), geladeira vazia, pessoas pedindo comida, o desespero chegando...
Não...eu não sou uma anti-carnaval e não faço rebelião para o fim desta festa tão...sei lá.
Trago apenas a proposta de comemorar (ainda tento entender o que) o carnaval de maneira simples;
a fim de pensar mais no outro... ver que não somos os únicos a ter problemas e tentar mudar a realidade "ruim" do nosso dia a dia.
Enquanto o tempo passa, pessoas passam fome e fazem de tudo para conseguir um prato de comida. Aposto que até matam por isso. E de pensar que uma fantasia da...Ana Hickman (por exemplo), mataria a fome de tantos, né?


Um excelente carnaval a todos.







(Maria Clara dos Santos Batista)

0 Responses